quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Antes de morar, muitas taxas para pagar

Se a carga de impostos do Brasil é uma das maiores do mundo, as taxas que se pagam durante uma construção não ficam longe disso também. Por isso resolvi fazer uma listinha de todos os tributos e serviços que precisei pagar até agora e todos aqueles que ainda terei que arcar. Fica aí o conselho: faça uma poupança bem gorda para essas despesas. Caso contrário, o sonho da casa própria nem para o papel poderá ir.

Compra do terreno
- Escritura
- Registro de imóveis
- ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis)
* O valor das taxa varia de acordo com o tamanho e a avaliação da área adquirida

Projeto
- O projeto em si, feito pelo arquiteto ou engenheiro. O valor é cobrado de acordo com o metro quadrado
- Taxa de aprovação na prefeitura
- Taxa de expedição de documentos (prefeitura)
- Pedido de alinhamento do terreno (prefeitura)
- Pedido de número para o terreno (prefeitura)
- Cópias do projeto: são cinco. (prefeitura, banco- se é financiamento, engenheiro, pedreiro e proprietário)
- Taxa de projeto e execução do Crea

Para encaminhar financiamento
- Taxa de elaboração de planilha para Caixa Federal (engenheiro)
- Certidão negativa de ônus (cartório de registro de imóveis)
- Taxa de pedido de financiamento (Caixa Federal)

* Se o projeto não for aprovado na primeira tentativa
- Taxa de substituição de projeto (prefeitura)
- Cópias do projeto
- Taxa de elaboração de planilha para Caixa Federal (engenheiro)
- Certidão negativa de ônus (cartório de registro de imóveis)
- Taxa de reavaliação do projeto (engenheiro da Caixa Federal)

Durante a obra
- Taxa de autorização para instalar água encanada (prefeitura)
- Instalação do hidrômetro (Corsan)
- Taxa de acompanhamento da obra (engenheiro particular)
- Taxa de acompanhamento da obra (engenheiro da Caixa Federal- se a casa é financiada)

Ao fim da obra
- Habite-se (prefeitura)
- ISSQN (prefeitura)
- INSS, no caso de metragem superior a 70 metros quadrados
- Registro de bem feitoria (cartório de registro de imóveis)

Somente depois de pagar tudo isso você poderá se mudar e dizer: lar doce lar. Até lá, o bolso sofre.

5 comentários:

  1. Até agora o melhor blog que achei a respeito. Penso em contruir por causa do preço das casas, mas olhando o montande de imposto acredito que terei que diminuir um quarto para pagar tanto imposto. Brasil é ridiculo.

    ResponderExcluir
  2. Quer um conselho, pule essa etapa nem que isso custe mais caro no final.Compre pronto.

    ResponderExcluir
  3. como é o calculo do inss, eu estou fazendo uma casa de 80 metros com a garagem, mas queria nao pagar essa taxa, minha tia falou que acima de 70 eu pagaria algumas taxas a mais, e se fosse ate 70 seria isento.
    GOSTARIA DE SABER QUAIS TAXAS EU FICO ISENTO

    ResponderExcluir
  4. Melhor blog sobre o assunto, sucinto e direto.

    ResponderExcluir
  5. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir