terça-feira, 8 de março de 2011

Faça fotos das tomadas antes do reboco

A dica de hoje recebi de quem já construiu. Por mais que exista um projeto elétrico e hidráulico, quando as paredes são levantadas é que as coisas se concretizam e problemas aparecem. E, por isso, mudanças ocorrem. Em um dos cantos da sala, por exemplo, colocamos uma tomada de luz. No entanto tivemos que deslocá-la porque naquele lugar pretendemos no futuro instalar uma lareira.

Por isso, antes de fazer o reboco, faça fotografias de todas as paredes. Depois, quando salvar no computador, faça uma descrição do espaço e marque com um desenho as ligações, tanto de luz como de água. Se agora a memória está fresquinha, daqui um ano você ficará em dúvida e daqui há cinco anos nem lembra de nada. E também tem outra coisa: não pense que o pedreiro seguirá a risca o que diz o projeto.

Um conhecido colocou piso laminado em sua suíte. Com o tempo, decidiu colocar uma banheira e quis instalar um porta sabonete na parede. Olhou no projeto e disse para o pedreiro furar naquele lugar, pois não passaria rede de água. Mero engano! No local passava um cano, que arrebentou, e com isso a água se espalhou por todo o quarto. O resultado? Precisou substituir todo o piso laminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário