segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ampliação de casa financiada

Dá para ampliar uma casa financiada pelo banco? Sim. O procedimento para realizar o anexo é quase o mesmo quando comparado ao processo de construção da casa. Será preciso fazer um projeto, aprovar na prefeitura e pagar as taxas correspondentes. A diferença é que como essa benfeitoria é paga com o dinheiro do seu bolso, não é preciso que o projeto tenha o aval do engenheiro do banco.

No entanto, é necessário que depois de pronto se vá até o Registro de Imóveis para averbar a ampliação nos documentos da casa, além de recolher os impostos correspondentes (ISSQN). Depois, o próximo passo é levar essa papelada até o banco para eles recalcularem o valor do seguro do imóvel. Embora o banco não tenha emprestado dinheiro para a construção do anexo, essa obra foi realizada em um bem que está alienado à instituição financeira. Por isso, é cobrada a taxa de seguro correspondente à metragem da ampliação.

O projeto de ampliação pode ser encaminhado na prefeitura depois que você ter o Habite-se da obra e a construção do anexo só pode ser iniciada depois que o engenheiro realizar a última vistoria da obra. Então não fique esperando a casa estar pronta para pensar como será o "puxadinho". Deixe tudo engatilhado para quando for a hora poder encaminhar.

Por que isso? Se acontece um incêndio na casa, por exemplo, e as chamas começarem na parte que não consta na documentação (e por conta disso não está segurada), o banco não se responsabiliza pelos danos causados. Mas vale a pena comentar que muitas pessoas não regularizam esse aumento porque não querem pagar taxas a mais e deixam para fazer isso no momento em que transferem o imóvel definitivamente para o seu nome. É um risco.

Dica de consulta: Antes de morar, muitas taxas para pagar.

2 comentários:

  1. Olá Débora!

    Obrigada pelos esclarecimentos...
    Só mais algumas dúvidas:
    -Demora muito para todo esse processo?
    -Dá pra encaminhar antes do habite-se o projeto de averbação na prefeitura?
    -Tu começou a construir logo após acabar o restante da parte financiada ou esperou um pouco?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito importante pra mim, pois pretendo construir a garagem e a varanda logo após o habite-se do financiamento, além disso, estamos pensando em um pequenino depósito nos fundos do terreno. A diferença do seguro é muito grande?? E no cartório? Paga-se somente pela metragem da bem feitoria, ou paga-se por toda a metragem da casa??

    ResponderExcluir